fbpx

Em cerimônia realizada no Japão na última segunda-feira, dia 11, a organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, divulgou os pictogramas das modalidades, projetados para comunicar sutilmente as características de cada esporte, bem como destacar artisticamente o dinamismo dos atletas.

Os pictogramas esportivos dos Jogos Olímpicos foram introduzidos pela primeira vez justamente nos Jogos de Tóquio, em 1964, quando surgiram da necessidade de se comunicar visualmente com um grupo cada vez mais internacional de atletas e espectadores. Desde então, foram criados pictogramas para cada edição dos Jogos.

Os pictogramas dos Jogos de Tóquio 2020 foram desenhados por uma equipe liderada pelo renomado designer japonês Masaki Hiromura, autor de obras como o Museu Nacional de Ciência e Inovação, Museu de Arte Yokosuka, Aquário Sumida, Palácio do Castelo de Nagoya Hommaru, entre outros.

Após as exibições nos Jogos de 1900 e 1904, o golfe retornou ao programa olímpico nos Jogos Rio 2016, depois de 112 anos de ausência. O sucesso foi tanto, que a modalidade garantiu sua presença não apenas nos Jogos de Tóquio 2020, mas também nos de Paris 2024. Em 2016 o inglês Justin Rose ganhou a medalha de ouro na competição masculina, enquanto a sul-coreana Inbee Park ficou com o ouro feminino.