O polo é um esporte ainda pouco conhecido no Brasil, mas que aos poucos vem conquistando cada vez mais adeptos.

Originário da Índia, esse esporte teve como inspiração a caça realizada a pequenos roedores com o uso de um bastão. E com o tempo, os pequenos animais foram substituídos por bolas e essa prática começou a ganhar regras, que o fizeram conquistar o interesse de pessoas no mundo inteiro.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre o Polo Equestre, continue lendo esse artigo e descubra tudo o que precisa saber para começar a praticar esse esporte.

 

Conheça as principais etapas para se tornar um Polista

 

Inicialmente, é importante para você saber que o Polo é um esporte praticado em um campo de grama, onde duas equipes composta por 4 jogadores (cada) disputam a partida entre si.

Basicamente, o objetivo de cada jogador de polo é fazer o gol, que é delimitado por dois balaios laterais. A equipe que fizer o maior número de gols, ou seja, conseguir lançar o maior número de bolas entre os balaios ganha. O tempo de duração de cada partida é de 4 a 6 tempos de 7 minutos cada, mais conhecidos como chukkers.

O intervalo entre cada tempo é de 3 minutos para descanso e troca de animais e nesse esporte não há empate entre as equipes. Caso o tempo regulamentar termine e as mesmas estejam com o placar igual, é realizado um tempo extra, onde a primeira equipe que marcar vence.

A aprendizagem para se tornar um Polista consiste em 04 etapas:

1ª etapa: O iniciante começa no Picadeiro Pequeno com aulas teóricas, sem uso de taco e bola;
2ª etapa: Em seguida vai para o Picadeiro Grande onde começa a colocar em prática as regras do jogo e jogar em duplas;
3ª etapa: Se ´´aprovado´´ nas etapas anteriores, começa a colocar em prática regras e táticas avançadas, além do taqueio avançado e em velocidade;
4ª etapa: Participa de jogos exclusivamente com alunos da Escola e possui apoio de professor e Polistas mais experientes;
5ª etapa: Começa a jogar para valer com Polistas experientes e participa de uma partida inteira de Polo.

 

Equipamento obrigatório

 

Basicamente, um jogador de Polo Equestre precisa estar devidamente ornamentado para participar das partidas. Os equipamentos obrigatórios que ele deve portar são:

  • Botas;
  • Calças brancas;
  • Equipamento de proteção individual (joelheiras e capacete);
  • Chicotes;
  • Tacos (este deve ser segurado com a mão direita).

Outros equipamentos como luvas, óculos, cotoveleiras, dentre outros também podem ser usados, mas nesse caso fica a critério do jogador.

Portanto, se está pensando em se tornar um Polista, não deixe de seguir essas regras básicas para garantir uma partida emocionante e segura!

Para saber mais sobre como praticar o esporte no Rio de Janeiro, clique aqui.