Latin America Amateur: Tourinho, Pedro e Kenji garantidos na estreia

4 de dezembro, 2014
Foto arquivo - Fábio Vicente

Conforme noticiou o Portal Brasileiro do Golfe, o Brasil terá direito a seis jogadores no torneio inaugural do Latin America Amateur Championship, a ser jogado em janeiro de 2015, na Argentina, valendo vaga para o Masters, entre outros benefícios que fazem desse o torneio amador mais importante do continente.

Entre os representantes brasileiros estão três cariocas: André Tourinho, Pedro Junqueira e Daniel Kenji Ishii, ambos do Itanhangá; além do paulista Luiz Jacintho, o gaúcho Herik Machado e o mineiro Tomaz Pimenta. Eles são o top 6 do país no ranking mundial de golfe.

A criação do Latin America Amateur Championship (LAAC) foi anunciada com um ano de antecedência, em 16 de janeiro de 2014, por três das entidades mais importantes do golfe mundial: o Master, o R&A e a USGA. O objetivo é estimular o crescimento do golfe no continente, reunindo no torneio os melhores jogadores da América do Sul, América Central, México e Caribe.

Com 120 jogadores em campo, o Latin America Amateur Championship (LAAC), já nasce como um dos mais importantes do continente, uma vez que o campeão ganhará vaga no Masters de 2015, além de ter vaga assegurada no British Amateur e US Amateur. Os dois primeiros colocados também entrarão direto na seletiva final para o US Open e para o British Open, dois dos majors do golfe profissional, do ano seguinte.

Mais isenções – O campeão do Latin America Amateur Championship (LAAC) terá ainda cinco anos de isenção para esse torneio (2016-2020). Os colocados de segundo ao quinto lugar também ganham isenção para o torneio do ano seguinte. Para ter direito a esses benefícios é preciso manter o status de amador até a competição para a qual se classificou.

Ao todo, 28 países do continente filiados ao Comitê Olímpico Internacional terão direito a um mínimo de dois jogadores cada, de acordo com a ordem do ranking mundial amador de golfe, com limite de seis por país. A exceção é Argentina, que por sediar o torneio terá direito a dez jogadores.

Lista – Os países representados são Argentina, Bahamas, Barbados, Bermuda, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Republica Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens, Jamaica, México, Nicarágua, Panama, Paraguai, Peru, Porto Rico, St. Lúcia, Trinidad e Tobago, Ilhas Turks e Caicos, Uruguai e Venezuela.