LAAC: ESPN HD transmite o maior torneio amador da América Latina

14 de janeiro, 2015
Foto arquivo - Fábio Vicente
Seis brasileiros, sendo três deles jogadores do Itanhangá Golf Club, participarão do maior torneio amador da América Latina, o Latin America Amateur Championship (LAAC), de quinta a domingo desta semana, no Pilar Golf Club, em Buenos Aires, na Argentina. André Tourinho, Pedro Junqueira, Daniel Kenji Ishii, Herik Machado, Tomaz Pinheiro e Luiz Jacintho estarão em campo ao lado de outros 114 jogadores de 27 países na edição de estreia da competição.

O ranking mundial amador de 5 de novembro definiu os seis representantes brasileiros para o LAAC. Todos estarão em busca do prêmio maior, a vaga no Masters de 2015, oferecida apenas ao campeão, mas há muito mais em jogo: o campeão do LAAC também terá vaga assegurada no British Amateur e US Amateur, dois majors do golfe amador. Os dois primeiros colocados também entrarão direto na seletiva final para o US Open e para o British Open, dois dos majors do golfe profissional. O campeão do Latin America Amateur Championship (LAAC) terá ainda cinco anos de isenção para jogar no LAAC (2016 a 2020). Os colocados de segundo ao quinto lugar também ganham isenção para o torneio do ano seguinte. A sede para 2016 será decidida esta semana, sendo o campo olímpico do Rio de Janeiro um forte candidato. Mas para ter direito a esses benefícios é preciso que os jogadores classificados mantenham o status de amador até as competições para as quais se classificou.

Ao todo, 28 países do continente filiados ao Comitê Olímpico Internacional tiveram direito a um mínimo de dois jogadores cada, de acordo com a ordem do ranking mundial amador de golfe, com limite de seis por país. A exceção foi Argentina, que por sediar o torneio teve direito a dez jogadores. Além do Brasil, os países representados são Argentina, Bahamas, Barbados, Bermuda, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Republica Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens, Jamaica, México, Nicarágua, Panama, Paraguai, Peru, Porto Rico, St. Lúcia, Trinidad e Tobago, Ilhas Turks e Caicos, Uruguai e Venezuela.

Programação – A cerimônia oficial de abertura do LAAC será realizada quarta-feira, no Pilar Golf. Na quinta-feira começa a competição oficial que será jogada em quatro dias, 72 buracos, até domingo. Também na quinta, pela manhã, haverá uma reunião da imprensa com os fundadores do LAAC – Augusta National, R&A e USGA – e o anúncio da sede para 2016. A cerimônia de encerramento está marcada para domingo, às 15 horas.

TV – O LAAC terá transmissão do canal ESPN HD, com duas horas ao vivo por dia. Confira os horários: quinta (dia 15) das 16 às 18 horas, sexta (dia 16) das 16 às 18 horas, sábado (dia 17) das 13 às 15 horas e domingo (dia 18) das 14 às 16 horas.