Hambúrguer gourmet

31 de agosto, 2015
hamburguer-01 (1)

Por muito tempo considerado item de baixa gastronomia, o hambúrguer nunca esteve tão em alta em cardápios gourmets de todo o país. Servindo-se de novas formas de cozimento, que permitiram dar um sabor todo especial à carne, e de recheios inusitados e caprichados, chefs e casas especializadas estão transformando o velho disco de carne moída em iguarias que vão além do X-salada encontrado em qualquer esquina. Conheça alguns endereços onde o hambúrguer ganhou novo status.

Rio de Janeiro

CT Boucherie
No endereço especializado em cortes nobres de carne que o chef Claude Troisgros abriu com seus filhos, no Leblon, o hambúrguer de filé-mignon vem acompanhado de tomate seco, alface, cebola empanada e molho tártaro. Tudo recheando um pão artesanal produzido na própria casa.
Rua Dias Ferreira, 636 – ctboucherie.com.br

Chez L’Ami Martin
O bistrô alia a comida do dia a dia a um certo requinte de culinária francesa. Ali, o hambúrguer do chef Pascal Jolly é preparado com maminha coberta de brie e gruyère e servido com mostarda, chutney de manga, cebola empanada e bacon.
Avenida General San Martin, 1.227 – Fashion Mall – 3°piso – chezlamimartin.com.br

São Paulo

Bos BBQ
Trata-se de uma casa especializada no verdadeiro hamburguer norte-americano. As carnes são preparadas no pit – um forno a gás com uma câmara abastecida de lenha – que permite assar em baixas temperaturas e com ótimo toque defumado. Entre os sanduíches, há o de carne de porco desfiada (cozida por 14 horas) e um hambúrguer acompanhado de cheddar, gorgonzola ou queijo coalho.
Rua Pedroso Alvarenga, 559 – bos-bbq.com

Meats
A casa, que abriu as portas no final de 2012, inova nos ingredientes que recheiam seus hambúrgueres, como molho de hortelã, raiz-forte e maçã verde. Corte como acém, pescoço e peito são moídos na própria cozinha, o que dá um gosto especial ao lanche, com pão macio na medida e ingredientes de boa qualidade.
Rua dos Pinheiros,320.

Vapor Burguer & Beer
Nada de fritura ou de grelha. Tudo que chega às mesas (das entradas às sobremesas) é preparado no vapor – técnica importada de Connecticut, nos Estados Unidos, pelos próprios proprietários. No caso do hambúrguer, o cozimento reduz a gordura, dá um sabor rico à carne e uma textura mais cremosa ao queijo.
Rua Fradique Coutinho, 1.464 – vaporburguer.com.br