Chocolate e vinho: combinação perfeita!

6 de julho, 2015

vinho

Já pensou em harmonizar vinho com chocolate? Segundo o sommelier Arthur Azevedo, no caso dos vinhos, o ideal é optar por bebidas doces, com alto teor alcoólico, evitando os envelhecidos e muito complexos.

Confira algumas dicas:

Porto Burmester LBV (Late Bottled Vintage) 2006

Descrição: Vinho do porto é uma boa pedida para beber com chocolate e o Porto Burmester LBV 2006 é uma das opções mais indicadas. Esse rótulo tem teor alcoólico de 20%, aromas variados de frutas tropicais e silvestres, uvas maduras, evoluindo para notas de cacau, chocolate e leve torrado de madeira. Na boca, é denso e opaco.

Bodegas Tradición Pedro Ximenes VOS

Descrição: De cor âmbar muito escuro, o Bodegas Tradición Pedro Ximenes VOS é quase negro. Seus aromas são de frutas caramelizadas, melado de cana, especiarias, tostados e notas de oxidação. Na boca, a acidez fica equilibrada com a intensa doçura, trazendo ainda uma longa persistência e um retro-olfato de melado de cana. Além do chocolate, ele combina com frutas ácidas, como o abacaxi.

Banyuls Chapoutier

Descrição: Servido como aperitivo, com queijos azuis ou com chocolate, o Banyuls Chapoutier, produzido no sul da França, é um tinto doce feito com uvas carignan e grenache. No método de produção, é adicionada aguardente na longa maturação, para interromper a fermentação.

Porto Tawny 20 Anos Quinta do Noval

Descrição: Esse vinho português é envelhecido por 20 anos em barris de carvalho e sua degustação traz notas de flores, amêndoas e frutas frescas, além de uma textura aveludada na boca, com um final longo. Segundo o sommelier Arthur Azevedo, garrafas deste tipo vão bem com chocolates recheados com frutas secas.