As tendências de Convites para eventos

15 de dezembro, 2015
14_12.jpg

Ser lembrado por amigos e familiares é muito bom;  melhor ainda é ser convidado para desfrutar bons momentos e celebrar, seja em casamentos, aniversários ou até mesmo em reuniões informais.

O convite, independente do evento, é uma lembrança ao convidado e também uma amostra do que esperar em questões de tema, caracterização e até mesmo quanto a formalidade do evento.

A cada período surgem novos modelos, desenhos e formas de elaborar convites, principalmente para casamentos mas, engana-se quem acha que convites bem elaborados e que fujam do tradicional envelope branco com letras douradas são, somente, para enlaces matrimoniais;  ainda que os casamentos tragam mais visibilidade ao convite, aniversários, reuniões, entre outros eventos podem ter bela papelaria temática ou de livre criação. A seguir algumas dicas e tendências a serem usadas nos mais diversos tipos de eventos e que, adaptado ao gosto do anfitrião, ficarão lindos.

1 – Personalização:

Encontrar a identidade do anfitrião ou anfitriões, descobrir elementos cheios de significados para o evento  e fazer com que este seja único é a tendência mais forte.

O convite, em geral, busca seguir o tema da festa ou referências que, de alguma forma, marcaram momentos daquela pessoa ou então trazem na sua elaboração características e informações relacionadas ao gosto daquela pessoa. Hoje, existem empresas e consultorias especializadas em Branding de eventos pessoais, sociais, corporativos e de casamentos.

2 – Cores e Tendências

Em se tratando de cores é importante e necessário saber harmonizar os tons desde o convite até o produto final: a festa e toda a sua decoração devem ter a mesma identidade do convite.

Uma das cores que ganhou destaque em 2015, eleita pela Pantone® como a cor do ano, foi a Marsala.  Um tom de vermelho rosado, e sofisticado. Romântico, ele proporciona um toque vivaz e um contraste lindo e é uma das tendências para 2016, principalmente para casamentos.

Para quem deseja um convite imponente e com destaque, a técnica do “hot stamping” ouro volta com força nos monogramas para os convites mais clássicos e nobres.  Já para quem aprecia estampas florais ou guirlandas de flores,  estas dão um toque aquarelado e deixam os convites mais românticos. Essa tendência combina perfeitamente com cores mais claras e tons pastéis.

3 – Papel e Acabamento

Uma das tendências de 2015 e que volta com tudo em 2016 é o papel kraft . Seja na base dos convites ou nos envelopes, a sua aplicação  cai muito bem também com cores quentes ou mix de tons.

Laços, fitas, rendas, pérolas, adesivos e muito mais. O acabamento diferenciado é tendência forte e pode deixar o convite mais delicado para alguns e expressivos para outros e dar  um toque de cor à identidade visual.

4 – Inovação

Para quem quer inovar no formato ou acrescentar um detalhe no envelope ou na cinta, o recorte com laser permite infinitas possibilidades e tem um acabamento impecável.

Este tipo de arte, inclusive, tem sido usado harmonicamente em convites onde a renda é usada como envelope secundário, dando um tom clássico e, ao mesmo tempo, moderno.