Algumas coisas que você precisa saber sobre adoçante.

12 de outubro, 2015
buletproof

Amado por uns, odiado por outros. O uso do adoçante é polêmico e levanta sempre a mesma questão: faz ou não mal à saúde?

Segundo nutricionistas, existe uma recomendação diária, que se seguida não provoca danos.

O problema é que houve a banalização do uso de adoçantes, principalmente pelo fato de ele estar associado à dietas que têm por objetivo a perda de peso.

Ainda de acordo com nutricionistas, o uso de adoçantes deve sempre ser recomendado por um médico ou nutricionista, pois somente um profissional pode aconselhar o melhor tipo de adoçante dependendo da necessidade de cada pessoa.

1.Açúcar engorda?

Até mesmo pessoas diabéticas, dependendo do grau, podem consumir açúcar com moderação. O mais importante é sempre manter um estilo de vida saudável em que as calorias consumidas do açúcar sejam gastas com atividade física.

2.Existe diferença entre adoçantes e adoçantes dietéticos?

Segundo a Anvisa, existem dois tipos de adoçantes um dietético e outro não.

Os adoçantes dietéticos possuem doçura, mas não levam sacarose na composição. Eles são feitos especialmente para pessoas com restrição de carboidratos simples, os diabéticos.
Já os demais adoçantes não dietéticos têm como base a sacarose (açúcar de cana) como principal elemento.
Ambos, no entanto, são formulados para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas.

3.Edulcorantes são responsáveis pelo doce

Os edulcorantes são as substâncias químicas presentes nos adoçantes dietéticos. Essas substâncias são responsáveis pelo sabor adocicado do produto.
Adoçantes que possuem edulcorantes em sua composição possuem um poder de adoçar muito superior à sacarose, por isso uma pequena quantidade já é capaz de deixar doces alimentos e bebidas.

4.Alguns adoçantes são nutritivos

Adoçantes que têm como base frutose, sorbitol e até aspartame fornecem energia e textura aos alimentos. Já adoçantes feitos com sacarina, ciclamato, acessulfame-k, sucralose, esteviosídeo fornecem doçura acentuada, mas não contêm calorias.

5.Existe uma recomendação diária para consumo

Desde que consumido de forma consciente, os adoçantes não fazem mal à saúde.
Nutricionistas explicam que a recomendação máxima para consumo diário deve ser calculada da seguinte forma: o peso da pessoa menos 25% = número de gotas.

Por exemplo, 60 quilos – 15 (25%) = 45 gotas.

6.Açúcar light não é adoçante

O açúcar light é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes. Ele é indicado para quem não quer usar uma quantidade excessiva de açúcar refinado. O açúcar light tem normalmente 25% a menos das calorias do açúcar comum.