A rota das tapas

13 de julho, 2015
tapas-1600x667

As famosas porções espanholas são um sucesso gastronômico em todo o mundo, mas você sabia que cada região do país tem sua especialidade.
Siga nosso roteiro e bom apetite!

País Basco
Os bascos curtem pincho ( ou pintxo, na grafia local). Também são pequenas porções, mas sobre uma fatia de pão ou para espetar com palitos. Uma bem tradicional é a gilda ( com anchovas, azeitonas e pimenta).

Navarra
Entre os navarros, o molho chilidrón ( à base de tomate, pimentão, cebola e alho) predomina à mesa principalmente com cordeiro ou frango. A truta, pescada nas águas claras das montanhas dos Pirineus, também faz sucesso.

Astúrias
Focada no mar, a culinária da região inclui delícias como os bígaros ( o “escargot” regional) e os oricios ( como eles chamam os ouriços, cozidos e abertos ao meio).

Galícia
Toda a costa norte da Espanha, voltada para o Atlântico, tem nos peixes e frutos do mar, seus principais ingredientes. Um prato da região bastante conhecido no resto do país é o pulpo a la gallega ( polvo cozido no ponto perfeito com páprica sob cama de batatas.)

La Rioja
Seja para provar uma carne de caça, seja para saborear produtos da horta ou dos ricos pastos, a experiência de tapear por La Rioja é sempre acompanhada dos melhores vinhos. A região foca em ingredientes como alcachofra, espargos, cogumelos, pimentões, acelga, batatas e outros vegetais.

Valência
A região da típica paella, cercada de campos de arroz, volta-se para o mar quando as tapas são o assunto. O esgarret ( bacalhau com pimentões e alho) é o mais popular ao lado de clochinas (mexilhões), calamares (lulas) e tellinas (um pequeno molusco).

Andaluzia
Entre as tapas mais pedidas estão pescaíto frito (iscas de pescado com lula, camarões e outros frutos do mar), crispín (rolinho de merluza empanado coberto com tomate e maionese), boquerones en vinagre (anchovas marinadas em vinagre, salsa e alho) e adobo (pedaços de peixe frito – em especial, cação – com vinagre, alho, pimentão e especiarias).

Madri
É um dos lugares mais perfeitos para ir de bar em bar, provando o melhor que o país tem a oferecer. Um clássico local é o sanduíche recheado de lulas à dorê.

Catalunha
A cozinha francesa exerce muita influência sobre o cardápio catalão, com a adição de molhos interessantes ( como o romesco) e ervas. A zarzuela (ensopado de peixe) lembra a bouillabaisse preparada do outro lado da fronteira. Outro ícone local é o pa amb tomaquet (pão com tomate).